A Comissão Avaliadora do II Concurso Nacional de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado da Cátedra Sergio Vieira de Mello – 2016, nos termos do Regulamento de 2016, vem a publico para anunciar os três premiados, em ordem alfabética, em cada categoria:

Teses de Doutorado Premiadas

A VIVÊNCIA DO REFÚGIO DE MULHERES MIGRANTES: UMA ANÁLISE DA AFETIVIDADE NOS CONTEXTOS DE SÃO PAULO E PARIS (Psicologia/PUC-SP)
*Cécile Diniz Zozzoli

A MIGRAÇÃO HAITIANA PARA O BRASIL: LACUNAS DE PROTEÇÃO AOS DESLOCADOS AMBIENTAIS (Direito / UNISANTOS)
*José Carlos Loureiro

O DEVIDO PROCESSO LEGAL PARA O REFÚGIO (Direito / USP)
*Larissa Leite

Dissertações de Mestrado Premiadas

REVE DE BREZIL: A INSERÇÃO DE UM GRUPO DE IMIGRANTES HAITIANOS EM SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO – BRASIL (Ciências Humanas e Sociais/UFABC)
*Adriano Alves de Aquino Araújo

DIREITO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS E SOLUÇÕES DURÁVEIS: INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO, ABORDAGENS ATUAIS E A NECESSIDADE DE NOVAS RESPOSTAS (Direito / UNISANTOS)
*André de Lima Madureira

CRIANÇAS SOLDADO NA COLÔMBIA: A CONSTRUÇÃO DE UM SILÊNCIO NA POLÍTICA INTERNACIONAL (Relações Internacionais / UNB)
*Patrícia Nabuco Martuscelli

UFABC, São Bernardo do Campo, 25 de Novembro de 2016

Comissão Avaliadora: Camila Sombra e Isabela Mazão (ACNUR); Gilberto M. A. Rodrigues e José Blanes Sala (UFABC); Danielle Annoni (UFSC) e José Carlos Pereira (Missão Paz – Revista Travessia).

Um quadro com mais informações sobre as dissertações e teses podem ser verificadas em: premio_quadro_dissertacoes-e-teses_2016

—————————————————————————

O arquivo do regulamento pode ser acessado em: Regulamento_Prêmio_CSVM

csvmacnur

REGULAMENTO

II Concurso Nacional de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM) – 2016

 Capitulo I – Objetivo

Art.1. O “II Concurso Nacional de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) – 2016”, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), tem por objetivo incentivar a pesquisa, a reflexão, a discussão e a produção intelectual sobre a questão das pessoas refugiadas, deslocadas internas, apátridas e retornadas em toda a comunidade acadêmica brasileira.

Capitulo II – Período das defesas e áreas de conhecimento dos trabalhos

Art.2. Serão avaliadas teses de doutorado e dissertações de mestrado acadêmico defendidas no Brasil, perante Banca Examinadora em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no período de outubro de 2012 a dezembro de 2015, em qualquer área do conhecimento.

Parágrafo único: o período deste Capítulo se refere ao mês subsequente à realização do Seminário da CSVM, em setembro de 2012, data em que foi realizada a premiação do último concurso realizado, até o último mês do ano anterior ao presente concurso.

Capítulo III – Participação

Art. 3. Os(as) participantes são doutores e mestres, cujas teses e dissertações tenham sido defendidas e aprovadas perante banca examinadora  de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, no período de outubro de 2012 a dezembro de 2015.

Capitulo IV – Inscrição

Art. 4. As inscrições deverão ser realizadas por meio do e-mail institucional do VII Seminário Nacional da CSVM: csvmufabc@gmail.com. Na inscrição por e-mail, deverão ser anexadas as seguintes informações: a) Título do e-mail especificando se é Tese ou Dissertação, com a área de conhecimento e o mês/ano da defesa (Exemplo: TESE – RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Março/2015); b) Corpo do e-mail contendo nome completo, instituição e contato telefônico (Celular/Fixo) do/a candidato/a; c) inclusão do respectivo link da tese/dissertação constante da Plataforma Sucupira da CAPES; c) Conteúdo completo da tese/dissertação em anexo, tal como depositada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES.

Capítulo V – Prazo de inscrição

Art. 5. Os trabalhos serão recebidos impreterivelmente  até as 23h59 do dia 15 de novembro de 2016. Os trabalhos recebidos após essa data e hora serão desconsiderados.

Capítulo VI – Avaliação

Art. 6. A avaliação das teses de doutorado e dissertações de mestrado regularmente inscritas e classificadas será feita por Comissão Avaliadora integrada por dois representantes do ACNUR, dois representantes da CSVM da UFABC, um representante da CSVM de outra universidade conveniada e um convidado(a) externo(a), a ser escolhido pelos co-organizadores. A Comissão será presidida pelo Coordenador da CSVM da UFABC.

6.1. Critérios de classificação – Será feita uma avaliação prévia sobre os trabalhos inscritos para decidir se estão de acordo com a temática do Concurso e se estão dentro do período temporal estipulado no Regulamento. Caso haja dúvida sobre o enquadramento da tese/dissertação nos critérios, a Comissão Avaliadora terá poder para decidir se classifica ou não o trabalho para a avaliação. Os autores de trabalhos tanto classificados quanto eventualmente desclassificados serão informados por e-mail.

6.2. Critérios de avaliação e atribuição de conceitos- A Comissão Avaliadora julgará segundo os seguintes critérios: a) Relevância da tese/dissertação para a proteção/integração dos refugiados no Brasil; b) Relevância da tese/dissertação para a proteção/integração de refugiados na América Latina e Caribe; c) Relevância da tese/dissertação para o desenvolvimento científico do tema do refúgio em geral. Cada integrante conferirá o conceito A ou B para cada tese/dissertação avaliada.

6.3. Critérios de desempate – Os trabalhos que receberem o maior número de conceitos A serão premiados. Em caso de empate, a Comissão deverá observar os seguintes pontos, como critério de desempate: 1) a diversidade de áreas de conhecimento (exemplos: direito, história, sociologia, antropologia, etc.); 2) a diversidade regional dos trabalhos (exemplos: sul, sudeste, etc.).

Capítulo VII – Premiação

Art. 7. Serão premiadas até três teses de doutorado e três dissertações de mestrado, de forma horizontal, sem ordem hierárquica, conferindo aos/às ganhadores/as os respectivos certificados de premiação, além da divulgação da premiação, bem como a publicação dos trabalhos, com destaque, na página da Cátedra Sérgio Vieira de Mello existente  no portal do ACNUR-Brasil – www.acnur.org.br

7.1. Os trabalhados escolhidos para receber o Prêmio serão divulgados durante o VII Seminário Nacional da CSVM.

7.2. Os autores dos trabalhos premiados serão agraciados com seus prêmios logo após a divulgação dos resultados, se estiverem presentes no Seminário, podendo fazer uso da palavra pelo tempo assinado pela organização do evento;

7.3. No caso dos premiados ausentes, a organização do evento encaminhará os certificados pelo mail eletrônico e pelo correio.

Capítulo VIII – Caráter definitivo das decisões

Art. 8. Todas as decisões tomadas pela Organização do Evento e pela Comissão Avaliadora tem caráter definitivo, delas não cabendo recurso.

Anúncios